TOXINA BOTULÍNICA


Toxina Botulínica

A aplicação de toxina botulínica é uma técnica cuja indicação mais precisa é o tratamento de rugas dinâmicas (aquelas que surgem ao movimento). É utilizada para correção das rugas da testa, em torno dos olhos, previnir a queda das pálpebras superiores, perda do contorno da mandíbula, afinamento da face e tratamento de rugas ao redor da boca. Outras indicações médicas incluem tratamento de hiperidrose (suor excessivo), contraturas musculares, dores de cabeça e até depressão.

A aplicação de Botox com finalidade estética tem mudado ao longo dos anos, de forma que hoje os resultados são melhores e mais naturais. Seus efeitos são temporários e dependentes da técnica, dose utilizada e escolha dentre as diversas marcas disponíveis. Fatores relacionados ao paciente também são relevantes.

A idade do paciente não é o fator determinante da indicação da toxina botulínica, mas a dinâmica facial e presença de flacidez, rugas fixas (já marcadas na pele) e excesso de pele na área a ser tratada. Seguindo os preceitos de prevenção, o início da aplicação desta técnica seria antes do surgimento das rugas fixas, aquelas que estão presentes mesmo sem a movimentação da musculatura facial.

Como todo procedimento, possui algumas contra-indicações como patologias e uso crônico de algumas medicações.



Tirando suas dúvidas

Ainda não tenho 30 anos mas já tenho rugas. Não está cedo para aplicação de Toxina Botulínica (Botox)?

Não existe idade certa para aplicação de Toxina Botulínica (Botox). É a dinâmica muscular de cada paciente que determina em que idade as rugas aparecem. O melhor momento para a aplicação de toxina botulínica é quando aparecem as rugas dinâmicas (que surgem ao movimento e desaparecem no relaxamento), antes delas tornarem-se estáticas (aquelas que permanecem visíveis no relaxamento muscular).

Se eu iniciar a aplicação de Toxina Botulínica (Botox) muito cedo, ela vai deixa de funcionar quando eu estiver mais velha?

Não. Alguns pacientes podem realmente desenvolver resistência à Toxina Botulínica (Botox), mas isso não esta relacionado com a idade de início ou tempo uso de Toxina Botulínica (Botox). Pode estar relacionado à aplicação de doses muito altas ou intervalos muito curtos, mas é a genética o fator determinante no surgimento de anticorpos contra a toxina.

A aplicação de Toxina Botulínica (Botox) pode me deixar muito inchada?

É muito frequente a confusão entre Toxina Botulínica (Botox) e preenchimento. É o preenchimento aplicado de forma inadequada que pode deixar uma aparência de “inchada”. A Toxina Botulínica (Botox) não aumenta o volume onde é aplicada. O edema que surge decorrente da aplicação é resolvido em poucos minutos.

Quantas picadas eu vou levar num tratamento com Toxina Botulínica (Botox)?

O tratamento com Toxina Botulínica (Botox) é personalizado. Dessa forma apenas com seu plano de tratamento será possível determinar quantas picadas são necessária para o resultado esperado.

Todas as marcas de Toxina Botulínica (Botox) proporcionam resultados semelhantes?

Não. As Toxinas Botulínicas disponíveis no mercado brasileiro diferem em vários aspectos como concentração e capacidade de difusão, por exemplo. Dessa forma resultados diferentes poder ocorrer. A forma de aplicação precisa ser diferente para cada tipo de toxina.

Além do tratamento de rugas, pra que serve a Toxina Botulínica (Botox) na dermatologia?

Podemos usar Toxina Botulínica (Botox) para harmonizar a face com elevação das sobrancelhas, afinamento da porção inferior da face, definição do contorno facial e pescoço, tratamento de sorriso gengival e da hiper-hidrose (suor excessivo).

São meus pacientes que me motivam e me inspiram a buscar, todos os dias, ser uma dermatologista melhor.

Todo problema de pele, independentemente da complexidade, é tratado com respeito e cuidado.

Estamos com o coração, portas e braços abertos para te receber como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA

Contato

Email atendimento@carollinsdermato.com.br
Telefone (81) 3032-5720
Whatsapp (81) 98221-8838
Endereço Av Conselheiro Aguiar, 1472 - Galeria Recife Trade Center. Sala 206