MELASMA


Tratamento para MELASMA

O melasma é uma mancha inestética, geralmente facial, de predomínio feminino e difícil tratamento. Relaciona-se com a exposição solar e, em muitos casos, com a exposição a hormônios femininos como na gravidez e uso de contraceptivos hormonais.

Em um país com muita luminosidade como o Brasil, a prevalência de melasma é elevada. As pessoas morenas e asiáticas tem maior chance de desenvolver essa patologia. Pode surgir em qualquer idade a partir da adolescência e em ambos os sexos, mas predomina em mulheres.

Em um país com muita luminosidade como o Brasil, a prevalência de melasma é elevada. As pessoas morenas e asiáticas tem maior chance de desenvolver essa patologia. Pode surgir em qualquer idade a partir da adolescência e em ambos os sexos, mas predomina em mulheres.

Uma vez desenvolvendo a doença, não há cura para mesma, mas há tratamentos que podem promover grande melhora. Os pilares do tratamento são: fotoporteção, uso de clareadores e uso de antioxidantes, como a vitamina C.

Sempre que exposto à luz (tanto solar quanto luz artificial) o melasma escurece. Por isso a fotoproteção é o ponto mais importante do tratamento. Em alguns casos, a associação com fotoprotetor oral é recomendada.

Peelings, laseres e microagulhamento fazem parte do arsenal terapêutico mais moderno para essa patologia. O melhor tratamento para casa caso deve ser indicado por um dermatologista.

Tirando suas dúvidas

Venho usando cremes para o melasma há bastante tempo e ele não desaparece. Estou fazendo alguma coisa errada?

A resposta do melasma ao tratamento depende de diversos fatores: medicação em uso, fotoproteção adequada, profundidade da mancha… Se você estiver fazendo tudo certinho e ainda assim não obteve uma resposta satisfatória, talvez seja a hora de associar os tratamentos complementares como peeling, laser ou microagulhamento.

Estou usando o mesmo clareador que a minha amiga. o melasma dela clareou bastante, mas eu não tive a mesma resposta. O que pode estar acontecendo?

Os melasmas podem diferir em sua profundidade, gravidade e quantidade de vasos. Por isso o tratamento precisa ser individualizado para cada paciente.

É verdade que alguns laseres podem piorar o melasma?

Sim. Laser / Luz pulsada é uma forma de luz e pode piorar o melasma, mas há laseres específicos para remoção desse tipo de mancha. São aparelhos que emitem pouca luz e calor e quebram o pigmento sem estimular a pele a produzir mais cor. Laser / Luz pulsada para depilação e rugas são, em sua maioria, contra-indicados nas áreas com melasma.

Quem tem melasma precisa usar protetor solar mesmo em ambientes fechados?

Sim. O melasma pode escurecer com a luz visível, aquela que sai das lâmpadas e telas de televisão, computadores e tablets. Por isso é necessário o uso de fotoprotetor mesmo em ambiente fechado. Para a proteção contra a luz visível precisamos de um fotoprotetor com cor e a aplicação de antioxidante antes dele.

Meu dermatologista me prescreveu um fotoprotetor oral. Isso quer dizer que posso deixar os protetores usuais de lado?

Não. Os fotoprotetores orais são complementares aos tópicos. Eles são antioxidantes fortes capazes de diminuir parte dos efeitos nocivos do sol na pele mas não substituem os protetores tradicionais. São usados no tratamento do melasma e de outras doenças causadas ou pioradas pelo sol.

São meus pacientes que me motivam e me inspiram a buscar, todos os dias, ser uma dermatologista melhor.

Todo problema de pele, independentemente da complexidade, é tratado com respeito e cuidado.

Estamos com o coração, portas e braços abertos para te receber como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA

Contato

Email atendimento@carollinsdermato.com.br
Telefone (81) 3032-5720
Whatsapp (81) 98221-8838
Endereço Av Conselheiro Aguiar, 1472 - Galeria Recife Trade Center. Sala 206